O que é aprender para o cérebro?
Hello my dear student!
Você deve estar se perguntando por que eu resolvi escrever este artigo aqui sobre o que é aprender para o cérebro.
Porque para que você possa aprender inglês realmente de forma mais eficaz e duradoura é importante que você saiba como o cérebro aprende.
Segundo a Neurocientista Suzana Herculano Houzel, aprender é como carpir um trecho em uma mata fechada.
Imagine que você quer aprender uma expressão em inglês, o que você precisa fazer? Repetir esta expressão. É como se você estivesse passando por uma trilha repetidas vezes. Conforme você vai passando, vai repetindo o caminho , a trilha vai se abrindo e aquele tempo que você levava do Ponto A até chegar no Ponto B, ele começa a ficar mais rápido. No inglês é isso que acontece também, conforme você vai repetindo uma mesma informação você vai ganhando a fluência do “modo piloto automático”.
Então é de repetir aquele caminho ,aquela informação, que você vai fortalecendo as conexões sinápticas no teu cérebro daquela determinada informação e vai transferindo a informação da memória de trabalho, que é a memória do curto prazo, para a memória de longo prazo.
Para que o aprendizado no cérebro seja realmente eficaz, a gente precisa de 3 coisas:
O reforço positivo: que é sinalizar para o cérebro que você acertou. Que aquela frase, aquele chunk, aquela expressão que você está falando está correta.
O reforço negativo: que é dizer para o teu cérebro que você ainda não aprendeu determinada expressão. Enquanto você está no processo de aprendizado você comete alguns erros, e que bom que você erra, porque errar faz parte do processo de aprendizado. Quando você erra você está sinalizando para o teu cérebro que você precisa mudar a estratégia ou que você precisa praticar um pouco mais até que o que você estava falando errado, fique correto.
E a terceira coisa é: a repetição que é base para o fortalecimento dos caminhos sinápticos no teu cérebro. Quando você repete… imagine que você aprendeu uma expressão hoje, e você vai repetindo mais e mais vezes, é como se fossem os fios de cabelo se juntando, as conexões sinápticas vão se fortalecendo e é dessa conexão fortalecida que a fluência vem.
Então, guarde bem isso.
Aprender é como carpir um trecho em uma mata fechada.
Se você está estudando e ainda não é fluente não é porque você é burro, porque você não tem talento pro idioma ou porque você tá velho demais para aprender. Muito provavelmente seja porque você não fez aquele caminho daquele chunk, daquela expressão, o número de vezes suficiente para que o aprendizado daquela expressão tenha se consolidado no teu cérebro.
No próximo artigo eu vou falar um pouquinho mais pra você como funciona esse ciclo do aprendizado e a importância da atenção e da repetição para um aprendizado realmente duradouro e eficaz no cérebro.
Eu espero que você tenha gostado desse artigo. Chega de ficar achando que você é o problema e que não é capaz de aprender inglês, combinado?
A gente se fala em breve!
Love,
Dani
English Coach/Teacher
Imagens do artigo: Image by Jan Vašek from Pixabay